sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Com quem casou-se Caim?

Paz de Cristo.

"E Caim coabitou com sua mulher, que concebeu, e deu a luz a Enoque....." (Gn 4:17)

Nas primeiras paginas da biblia sagrada lemos que Adão e Eva depois de expulsos do Éden, tiveran dois filhos, o mais velho sendo chamado Caim e o mais moço Abel. Em seguida temos a narração da morte de Abel às mãos de Caim, e a saida deste para a terra de Node, do lado oriental do Éden (Gn 4:16).
Os versos seguintes falam da mulher de Caim, e de seus descendentes até a sexta geração.

Muita gente ao ler essa historia julga achar nela dificuldade que não tem solução possivel. A seu ver, o historiador quer que Caim estivesse casado antes de haver com quem casar-se.
Muitas pessoas com ar de triufo e de escárneo, citão esta dificuldade como suficiente para provar a falsidade das Escrituras Sagradas. Outros, que de boa fé estudam a biblia, se acham embaraçados com esta dificuldade que lhes parece real séria. Há somente duas possibilidades:

1)Caim casou-se com uma parente: irmã ou sobrinha; ou
2)Com uma estrangeira-descendente de outra raça.

A segunda alternativa, por apresentar uma contradição insuperavel da Historia sagrada da origem da nossa raça, esta fora de cogitação. Os que advogam esta possibilidade são os defensores da teoria do poligenismo (afirmam que existiram varios casais no inicio do mundo). Mas a biblia é categorica ao afirmar que existiu um só casal, a saber, Adão e Eva (monogenismo).

Vamos ver então, como podemos explicar a primeira hipótese. As dificuldades que encontramos são:

1) A biblia não fala em outros filhos nascidos a Adão e Eva até depois de falar da mulher de caim
2) Parece que houva muita gente no mundo naquele tempo (Gn 4:14-17)
3) O casar-se com uma irmã.

Em primeiro lugar é importante que prestemos atenção aos seguintes, significativos fatos:

a) Que não estão registrados os nomes das filhas de Adão e Eva, nem os da que nasceram de seus filhos;

b) Que dos filhos de Adão e Eva não encontramos mencionados se não os nomes de alguns a saber: Caim, Abel, Sete; Caim pela sua atroz impiedade, maldade e extraordinaria sabedoria de sua posteridade; Abel, pela sua notavel piedade e morte prematura; Sete, por ser sememlhante a Abel e predecessor da semente (posteridade) prometida (Gn 3:15) Isto é, do Messias, o Cristo;

c) Que Adão teve além destes três, muitos mais filhos, tanto homens como mulheres, segundo consta no versiculo 4 do cap. 5 do mesmo Genesis, onde se encontra esta expressão: "E gerou filhos e filhas".

No versiculo 1 do cap. 4 não se diz que Caim foi o primogênito de Adão, nem necessariamente supõe isto o texto.
Ao contrario, provavel que Eva tivesse filhas antes do nascimento de Caim, e talvez fosse por isso que, considerando como um grande gozo e felicidade o fato de dar a luz a um filho, exclamasse: "Alcancei do Senhor um homem".
Do cap. 4:25  parece que Sete nasceu pouco depois da morte de Abel; e sabemos que isso aconteceu quando Adão tinha 130 anos. Podemos supor portanto que Caim tinha não menos de 125 anos, quando matou Abel; e a familia de Adão era ja bem numerosa.
Esta pois fora de toda duvida que durante esses 130 anos podia ter nascido e crescido a Adão um grande numeros de filhos, netos, bisnetos, etc., aumentando consideravelmente a população até o dia que Caim cometeu o monstruoso crime de assassinato pelo qual foi expulso da presença do Senhor.
alguns querem acreditar que não teve outros filhos até depois da morte de Abel. Isto porém não é possivel. Deus os criou homem e mulher e lhes deu a ordem: "Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra..." (Gn 1:28). Como tal ordem não é razoavel supor que passassem mais de um século sem ter filhos, além de Caim e Abel.
Alguns calculam que era possivél ter ele a descendencia de um milhão de pessoas até o tempo da morte de Abel. Ora em 250 anos, estimam alguns historiadores, que, os descendentes de Jacó cresceram a quase 2.500.000. E no tempo de Adão, além da ordem expressa de procriar, mencionada, as circunstâncias eram mais favoraveis ao crescimento da raça do que durante a escravidão de Israel no Egito. Isto posto, essa hipótese não esta totalmente descartada.

Afinal com quem, pois, casou-se Caim?

Indubitavelmente casou com uma das suas irmãs, ou sobrinha.

Naquele tempo tais casamentos eram uma necessidade e por isso foram permitidos por Deus que para conservar perfeitamente a unidade da raça humana, ja tinha dado a Adão uma mulher feita de uma de suas costelas
Não consta por forma alguma, que Caim achasse a sua mulher em outro país estrangeiro. Nem que ela procedesse de uma outra raça que Deus porventura tivesse criado; por conseguinte, em vista destes fatos que foi apresentado e por não se encontrar na biblia referencia alguma em sentido oposto fica evidente que Caim era casado antes da morte de seu irmão e que levou consigo sua mulher para essa terra em que andou vagabundo, sob a maldição de Deus, em que edificou uma cidade.

Aventurar-se a dar uma explicação estranha a esta parte das Sagradas Escrituras é opor-se a seguinte e sublime declaração de Paulo: "Deum só (Adão) ele (Deus) fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra". (At 17:26).

Seu Comentario é importante.Fonte.

Perguntas dificeis de responder Elias Soares de Moraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário